Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Catedral

Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Catedral
Notícias da paróquia › 16/12/2022

Padre Hilário Sozo celebra 30 anos de sacerdócio

Em missa de ação de graças que será realizada na Catedral de Osório, dia 18 de dezembro, domingo, às 10h, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Hilário Sozo, celebrará seus 30 anos de ordenação sacerdotal.

Hilário nasceu em Marau, no dia 13 de dezembro de 1958, oriundo de uma família numerosa de 12 filhos, tradicional, italiana, que sempre cultivou a fé e os bons costumes. Trabalhava na agricultura e estudava numa escola da localidade na zona rural.

Após cursar a quinta série, Sozo pediu para seus pais para ir à cidade estudar. Além de estudar à noite, trabalhava em um açougue durante o dia.

Prestou vestibular na Universidade de Passo Fundo, cursando Comércio e Administração.

Sempre foi um jovem engajado na comunidade, nas pastorais sociais da Paróquia Cristo Rei, de Marau. Participou de vários grupos de jovens como JUFRA, TLC, EMAUS e VICENTINOS.

No percurso da Faculdade, percebeu que algo estava deixando-o inquieto. E os freis da paróquia começaram a incentivá-lo a fazer uma experiência religiosa. Foi então que fez uma experiência morando no convento em Marau.

Um ano após, começo a cursar Filosofia em Passo fundo. Em 1987 participou de um curso extensivo de pastoral da juventude em Porto Alegre.

Em 1988, iniciou o curso de Teologia e em 19 de dezembro de 1992, foi ordenado em Marau, sua terra natal.
Trabalhou em Santo Antônio da Patrulha, Guajuviras (Canoas), Santo Antônio novamente, Torres, Caraá, e Osório, nesses últimos 14 anos.

Conforme o padre “sempre desempenhei meu ministério com alegria, responsabilidade e enculturação. Não consigo trabalhar sem ter um grupo de leigos que possam me ajudar a administrar econômica e espiritualmente a Paróquia. Procuro sempre estar em comunhão com a diocese na pessoa do bispo e da igreja Universal com o papa Francisco.

Acredito que a Igreja está desempenhando seu papel na missão de evangelizar. Cristo é nosso modelo, sem ele não somos Igreja.
Agradeço de coração tantas pessoas que estão sempre comigo na caminhada, as orações e o incentivo.

“IDE E FAZEI MEUS TODOS IS POVOS” é meu lema motivador para missão.

Rogo a Deus e nossa Senhora a benção a todos”, termina o padre.

Fonte: Pascom Nossa Senhora da Conceição – Osório.

Rádio Maristela

Mensagem do Pároco